quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lembrete – últimos dias para a "ação entre amigos”

Com o objetivo de evitar a proliferação dos animais abandonados que perambulam pelas ruas e parques de nosso bairro, um grupo de voluntárias está organizando uma "Ação entre Amigos" visando angariar recursos para esterilização destes animais.


A artista plástica Neusa Feistauer fez a doação de um acrílico sobre tela, o qual está sendo rifado justamente para este fim. Entre em contato com a Eloá pelo email weirichelm@terra.com.br



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Comitê Gaúcho do Escudo Azul em Pelotas

O Movimento Moinhos Vive participou do I Encontro sobre ações e resgate de acervos culturais com a implantação do 4° Comitê Regional do Escudo Azul. O evento foi realizado no dia 04 de Agosto de 2011 no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas.


O Escudo Azul é uma organização internacional (sem fins lucrativos) vinculada a UNESCO, com sedes em diversos países, que visa a salvaguarda e proteção dos bens culturais. Esta organização equivale à Cruz Vermelha, mas neste caso, em relação a preservação do Patrimônio Cultural em risco. No Brasil, foram criados 4 Comitês Regionais:

  1. Comitê Baiano do Escudo Azul (2006) - Universidade Federal da Bahia UFBA – Campos Universitário de Ondina, Salvador.
  2. Comitê Paulista do Escudo Azul (2008) – Pinacoteca de São Paulo
  3. Comitê Mineiro do Escudo Azul (2010) – Universidade Federal de Minas Gerais UFMG – Centro de Conservação e Restauro de Bens Móveis CECOR na Escola de Belas Artes, Belo Horizonte.
  4. Comitê Gaúcho do Escudo Azul (2011) – Universidade Federal de Pelotas UFPEL – Conservação e Restauro, Museologia e Mestrado em Memória e Patrimônio.

O Escudo Azul (International Commitee of the Blue Shield - ICBS) tem sua sede internacional em Paris no International Council of Archives e foi criado em junho de 1996. As suas ações principais são: a prevenção de sinistros, as medidas de urgência durante a catástrofe e a organização de equipes de reconstrução após os sinistros.


Esperamos que a implantação destes Comitês Regionais seja um marco de uma nova visão para a preservação do nosso Patrimônio Histórico Cultural e que através destas ações, venha divulgar para as pessoas a importância de medidas preventivas na proteção dos bens culturais.


Artigo sobre o evento no site da Secretaria da Cultura do Estado

http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2011/08/secretaria-da-cultura-tera-uma-das-cadeiras-na-coordenacao-do-comite-gaucho-do-escudo-azul/