O Escudo Azul é uma organização internacional (sem fins lucrativos) vinculada a UNESCO, com sedes em diversos países, que visa a salvaguarda e proteção dos bens culturais. Esta organização equivale à Cruz Vermelha, mas neste caso, em relação a preservação do Patrimônio Cultural em risco. No Brasil, foram criados 4 Comitês Regionais:
- Comitê Baiano do Escudo Azul (2006) - Universidade Federal da Bahia UFBA – Campos Universitário de Ondina, Salvador.
- Comitê Paulista do Escudo Azul (2008) – Pinacoteca de São Paulo
- Comitê Mineiro do Escudo Azul (2010) – Universidade Federal de Minas Gerais UFMG – Centro de Conservação e Restauro de Bens Móveis CECOR na Escola de Belas Artes, Belo Horizonte.
- Comitê Gaúcho do Escudo Azul (2011) – Universidade Federal de Pelotas UFPEL – Conservação e Restauro, Museologia e Mestrado em Memória e Patrimônio.
O Escudo Azul (International Commitee of the Blue Shield - ICBS) tem sua sede internacional em Paris no International Council of Archives e foi criado em junho de 1996. As suas ações principais são: a prevenção de sinistros, as medidas de urgência durante a catástrofe e a organização de equipes de reconstrução após os sinistros.
Esperamos que a implantação destes Comitês Regionais seja um marco de uma nova visão para a preservação do nosso Patrimônio Histórico Cultural e que através destas ações, venha divulgar para as pessoas a importância de medidas preventivas na proteção dos bens culturais.
Artigo sobre o evento no site da Secretaria da Cultura do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário