quinta-feira, 5 de abril de 2007

Origem do Movimento Moinhos Vive

Com a aprovação do novo plano diretor de Porto Alegre, em 1999, seus reflexos foram sentidos pesadamente no bairro Moinhos de Vento. Em apenas 1 ano e meio foram aprovados 37 projetos de edifícios somente no Moinhos.

Essa especulação imobiliária fez com que os moradores e freqüentadores do bairro adquirissem consciência de que algo havia mudado. O Moinhos de Vento vinha perdendo sua identidade, seus casarões vinham desaparecendo e, em lugar deles, surgiam espigões, sem falar da densificação, dos impactos sobre a infra-estruturada existente como a viária , drenagem urbana,entre outras, modificando o perfil do bairro e suas características, aumentando desnecessariamente sua densidade populacional.

Essa insatisfação propiciou o surgimento do movimento popular Moinhos Vive, em 2002, defendendo a preservação ambiental, arquitetônica, histórica e cultural do bairro. Foi um movimento pioneiro, pois além de lutar pela preservação defendia intransigentemente a qualidade de vida de seus moradores.

Em setembro de 2003 foi fundada a Associação do Bairro Moinhos de Vento, dando prosseguimento a mesma linha de trabalho do Movimento Moinhos Vive.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, pessoal!

Estou enviando a vocês notícia relevante na área jurídica:

http://br.noticias.yahoo.com/s/06122009/25/manchetes-iphan-ira-aplicar-multas-danos.html

Abraços,

Monika.
http://matasnativas.wordpress.com/