quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Morro Ricaldone

Na semana passada, moradores do entorno do Morro Ricaldone foram surpreendidos com um singelo cartaz, colocado em dois pontos da escadaria da área, com a seguinte mensagem:

“Transeuntes e moradores da vizinhança desta escadaria! Hoje, das 8h às 8h15min, varri esta área – que estava um horror – com a inestimável ajuda de: Michele, Emerson e Renato e suas vassouras! Nos ajudem!!!!

Como? Conservando o espaço limpo, sensibilizando outros passantes, colegas, moradores (síndicos especialmente) e participando do mutirão das quintas que confio que será eterno! Quanto mais pessoas, mais rapidamente terminaremos (hoje, foram 15 minutos). Pretendo fazer essa varrição básica todas as quintas, às 8h. Se quiserem colaborar, agradeço um monte! O Ed. Ilha da Prata fornece os sacos. Custo: nosso contentamento!

Porto Alegre, 23 de janeiro, quinta-feira! Maria Elisa - 9833-9858”

Sem suportar mais a sujeira no entorno no Morro Ricaldone, a professora aposentada Maria Elisa Zanella, moradora da Marquês do Herval, decidiu unir vizinhos e criar um mutirão para limpar a área.

– Estou fazendo isso porque fico indignada com a sujeira no meu bairro e porque entendo que seria impossível o poder público realizar limpezas regularmente já que parece que existem 600 praças na cidade. E que a minha expectativa é que mais pessoas ajudem: ou os moradores propriamente ditos ou o pessoal que ajuda na manutenção da limpeza dos prédios do entorno.

A moradora convida os vizinhos a participarem, hoje, das 8h às 9h, e nas quintas-feiras subsequentes, no mesmo horário.

Em reportagem sobre o Morro Ricaldone publicada em novembro pelo ZH Moinhos, informamos que o muro de contenção para prevenir deslizamentos no local seria construído em 2014, e que a obra de prolongamento da Rua Engenheiro Saldanha, junto ao Morro Ricaldone, foi descartada.

– Estamos readequando o projeto do muro de contenção, que é necessário, pois, ao longo dos anos, o morro pode vir a ter deslizamentos. Queremos iniciar a obra no começo do ano que vem – afirmou, à época, o secretário de Obras e Viação, Mauro Zacher.

Contatamos novamente a secretaria para saber sobre a previsão da obra.

O que informou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), sobre a sujeira no local:
- A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), por meio da Zonal Norte, informou (na terça-feira, dia de fechamento desta edilção) que realizaria vistoria no local na quarta-feira (ontem) a fim de verificar o problema relatado pelos moradores.

O que informou a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) , sobre a construção do muro de contenção:
- O Escritório de Projetos e Obras (EPO) da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) trabalha no levantamento topográfico do local. A etapa antecede a realização do projeto. A estimativa dos técnicos da secretaria é de que, até o final de fevereiro, levantamento topográfico e projeto estejam concluídos. A obra do muro de contenção se inicia após a realização destas etapas.

via ZH Moinhos

Nenhum comentário: