quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Planos para 2014

Zero Hora, 9 de Janeiro de 2014

As associações de bairros da região comemoram conquistas do ano passado, como o sucesso de eventos voltados para moradores, a mobilização por melhorias da área. No entanto, há planos que não se concretizaram, e que podem, finalmente, sair do papel neste ano. A seguir, conheça melhor as prioridades de cada grupo – Associação Cristóvão Colombo (ACC), Associação de Moradores do Auxiliadora (AMA), Associação de Moradores e Amigos do Bairro Independência (Amabi), Associação dos Moradores da Gonçalo de Carvalho (Amogonçalo), Movimento Moinhos Vive e Grupo de Apoio à Revitalização do Bairro Floresta (Refloresta) – e veja como participar deles.

MOINHOS VIVE

ZH Moinhos – Quais foram as conquistas do Moinhos Vive e da região em 2013?

Moinhos Vive – Em 2013, o Movimento Moinhos Vive chamou várias secretarias da Prefeitura Municipal para desenvolver projetos visando à melhoria da qualidade de vida do bairro, tais como a acessibilidade, melhorias e alterações no trânsito, reforma das calçadas, revitalização da pavimentação das ruas tombadas (túneis verdes), aprovado projeto de nova iluminação nas principais vias do bairro, e a luta para a preservação do nosso rico patrimônio histórico e ambiental.

ZH Moinhos – O que foi o melhor de 2013 na região?

Moinhos Vive – Como fatos significativos que envolveram a comunidade local e de bairros vizinhos, não podemos deixar de salientar dois eventos ocorridos no mês de outubro, denominados Aprisionando a Luciana, promovido pela arquitetura da PUCRS e Pare na Luciana, organizado por grupos preservacionistas da cultura porto-alegrense, junto com o Moinhos Vive. Nestes dois encontros que ocorreram na Rua Luciana de Abreu, em frente às casas ameaçadas à demolição, de autoria do arquiteto Theo Wiederspahn, onde estiveram presentes milhares de pessoas e ocorreram várias manifestações à preservação, tais como: exposições, vídeos, música e discursos, o que chamou a atenção a presença forte de jovens e crianças motivados pela causa.

ZH Moinhos – Qual foi o ponto mais negativo?

Moinhos Vive – A falta de interesse dos políticos, a falta de políticas públicas para a preservação do patrimônio arquitetônico, e a falta de segurança, um problema recorrente.

ZH Moinhos – Quais são os projetos para 2014?

Moinhos Vive – Dar continuidade aos projetos iniciados em 2013, como acessibilidade, reforma das calçadas, revitalização da pavimentação das ruas tombadas, iluminação, segurança, patrimônio arquitetônico e ambiental. E, para 2014, temos vários projetos para divulgar as obras do arquiteto Theo Wiederspahn, novas paradas de ônibus, revitalização da vegetação, fiação subterrânea, educação patrimonial e ambiental para crianças e adolescentes e outros projetos, conforme forem solicitados pela comunidade.


Nenhum comentário: